top of page
  • Iris Ramos Sola

Como funciona a motivação de funcionários por meio da autonomia

Atualizado: 7 de mai. de 2020


O Analista de carreira Dan Pink apresenta a ideia de que o melhor tipo de motivação que se pode dar a um funcionário é a que lhe dá autonomia. De acordo com estudos do economista Dan Ariely feitos com alunos do MIT, bonificar funcionários com prêmios não é tão eficiente quando se necessita ideias inovadoras ou qualquer coisa que requeira criatividade.

Um dos métodos para dar essa autonomia é o fedex day, implantado pela primeira vez na empresa australiana Atlassian. Se trata de um dia inteiro no mês em que o funcionário pode trabalhar em um projeto do tema que desejar tendo 24 horas para apresentá-lo. Essa liberdade dada por um dia resulta em um time extremamente focado para conseguir resultados, além de ideias criativas e que jamais teriam sido notadas em um dia comum de trabalho.

O sucesso do fedex day, tanto para a empresa quanto para a motivação dos funcionários, levou à criação do 20% time, em que ao em vez de apenas 24 horas para realizar o projeto que quiser, todos tem o direito de dedicar 20% do seu tempo para pensar em projetos próprios além de suas tarefas normais.

Essa ideia foi aplicada na google e diversos grandes negócios por ser uma técnica muito bem sucedida. Foi devido a esse tempo de autonomia que surgiram ideias iniciais do Gmail, Google Maps, Twitter, Slack, e Groupon.

Tendo suas próprias ideias reconhecidas e talvez implantadas os funcionários têm um sentimento de pertencimento dentro da empresa e se sentem donos do projeto, o que gera uma grande diferença motivacional no dia a dia. Além disso ele se sente livre para expor suas ideias que podem ser um grande diferencial na empresa. Portanto, é fato que essa é uma técnica que funciona para motivação de funcionários e para gerar grandes inovações.


Confira outros conteúdos do nosso blog!

58 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page