top of page
  • Sofía Durán Robles - Coordenadora de Marketing

O PENSAMENTO EXPONENCIAL: Como revolucionar seu negócio

Atualizado: 7 de mai. de 2020


Antigamente vivíamos em um mundo linear, onde o pensamento era basicamente “o que tem na frente é o que deve ser alcançado”. Atualmente, vivemos na revolução das tecnologias, o mercado está em transformação constante e é fundamental para as empresas estarem preparadas para essas mudanças e pensarem no que está por vir para assim manter a competitividade.

Exponencial é tudo o que cresce de forma exagerada em pouco tempo, como o desenvolvimento de tecnologias. O mercado atual exige que as empresas, além de pensar em soluções para o futuro, conheçam essas inovações e as implementem. Organizações que adotam o pensamento exponencial desenvolvem soluções pelo menos 10 vezes melhores, mais rápidas e de menor custo que as empresas estabelecidas no mercado. Peter Diamandis, fundador da Singularity University, elaborou o conceito dos 6 D’s das tecnologias exponenciais:

  1. Digitalização: Na era da internet que estamos vivendo, documentos em papel impedem o desenvolvimento da empresa. Com a digitalização de dados, seu negócio entra automaticamente no processo de crescimento exponencial.

  2. Decepção: Depois de passar pelo processo de digitalização, estabelece-se um período de decepção pois os resultados nao sao os esperados. É normal pensar que não deveria ter começado a mudança e saído da zona de conforto.

  3. Disrupção: Essa é a etapa em que todo muda. Tudo que decepcionava começa a dar certo e crescer aceleradamente, ultrapassando o crescimento linear.

  4. Desmaterialização: A disrupção causa a desconstrução dos métodos e ferramentas tradicionais. Nesse ponto, a tecnologia entra em campo, simplificando e eliminando etapas.

  5. Desmonetização: A tecnologia é uma ferramenta fundamental nessa etapa. Com ela, produtos e até bens intangíveis se tornam desmonetizados. Por exemplo, a Amazon desmonetizou livrarias, o Netflix desmonetiza locadoras e até cinemas e o e-commerce desmonetiza as lojas físicas.

  6. Democratização: Tudo que ocupava espaço, era complicado e burocratizado, que demandaria muito tempo e dinheiro, já não existe mais. E o acesso a seu produto ou serviço estará democratizado. Assim pode ser compartilhado sem restrições, alcançando mais pessoas.

Esse modelo mostra as etapas do processo de crescimento exponencial e demonstra que a capacidade de impactar tantas pessoas ao mesmo tempo nunca foi tão fácil graças ao avanço das tecnologias e a capacidade de enxergar e transformar o negócio para um futuro exponencial.

O que você está esperando para transformar seu negócio? Entre em contato com nós!

261 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page