top of page
  • Foto do escritorJr. Eng

Como a Cultura de Inovação pode te ajudar em tempos de crise

Atualizado: 19 de out. de 2021

Por Henrique Andreazzi



Todos os dias você se depara com novos desafios dentro da sua empresa. Novas situações e diferentes problemas, que nos obrigam a desenvolver soluções efetivas e inovadoras para lidar com eles. Mas sabemos que na prática do dia-a-dia nem sempre é assim, muitas vezes buscamos resolver novos problemas com antigas soluções, tornando cada vez mais longo o processo para alcançar os resultados esperados.



Quando se depara com uma crise, sua empresa é inserida em novos cenários, muitas vezes desconhecidos. Afetando os processos internos e externos da organização, potencializando os problemas e dificultando as operações da empresa, os tempos difíceis nos obrigam a mudar muitas coisas, ou melhor, inovar, para que possamos supera-los e sair ainda mais fortes! As crises, na maioria dos casos, chegam de forma imprevisível e intensa, afetando os mercados em diversos níveis e trazendo muitas mudanças em diversos aspectos. Porém, implementar mudanças e se adaptar a elas pode ser mais fácil do que você imagina.



Através da Cultura de Inovação diversas empresas aproveitam os momentos de crise para apresentar novidades, soluções impactantes e, consequentemente, se diferenciarem da concorrência. Partindo de um costume de enxergar os problemas como oportunidades para inovar e transformar positivamente as situações, a Cultura de Inovação é uma forma de trabalhar todos os aspectos da empresa aplicando um pensamento inovador em todas as áreas da organização, indo muito além de apenas apresentar novas ideias.



Pensando em inovação, empresas como Google e IBM dedicam exclusivamente cerca de 20% do tempo de seus colaboradores a projetos inovadores. O pensamento regado por inovação é incorporado por todas as áreas e conduz a empresa como um todo. Deste modo, em situações críticas, empresas de cultura inovadoras possuem iniciativas mais efetivas e consistentes para entregar soluções aos problemas enfrentados.



Em tempo de crise nem tudo é de todo mal, o período e as limitações podem ser aproveitados para gerar mudanças e inovações, adequando e dando força à sua empresa.



1 – Crie um ambiente criativo

Não estamos falando de poltronas coloridas e mesas de ping pong espalhadas por escritórios e corredores. Nada disso adiante se as pessoas não se sentirem motivadas a serem inovadoras e criativas. Portanto motive as pessoas a expressarem suas ideias, recompense as conquistas, mostre resultados e trabalhe sempre buscando inovações.



2 – Tenha diversidade

As diferentes vivências, experiências e trajetórias de cada um são fundamentais para trazer novidades à empresa. A pluralidade é um fator chave quando tratamos de inovação, pois diferentes perspectivas sobre as situações contribuem para o desenvolvimento de novas ideias.



3 – Incentive a criação coletiva

O trabalho coletivo do grupo é fundamental para inovar. Unindo ideias para apresentar soluções, o trabalho coletivo apresenta muito mais resultados inovadores, ainda mais aliado com uma grande diversidade, como citado no item acima.



4 – Seja comprometido

Inovar exige comprometimento e resiliência. Muitas vezes o processo de inovação é composto por diversas adaptações, mudanças e desafios. O importante é manter o comprometimento, o foco e buscar novas soluções e ideias.


5 – Arrisque e experimente

Por fim, o processo de inovação demanda muita coragem, realizar mudanças não é uma tarefa fácil. Errar é normal e faz parte do processo de criação, portanto não tenha medo de arriscar. Experimentar ideias e analisar seus resultados é importante para entender os impactos trazidos pelas inovações, além de dar oportunidades de melhorar cada vez mais as ideias.



Nunca se esqueça de celebrar os resultados positivos, desenvolver a Cultura de Inovação no seu negócio deve ser um processo contínuo que trará grande auxilio para superar diferentes situações. Com certeza, a cultura inovadora fará com que sua empresa tenha um grande diferencial!


Gostou desse conteúdo? Confira outros conteúdos com dicas para lidar com a crise ou baixe o nosso e-Book.

70 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page