• Gabriel Sampaio

Como a Matriz BCG pode impactar o seu negócio

Atualizado: Jul 27


Se você está pensando em realizar mudanças em seu negócio ou simplesmente é uma pessoa apaixonada por melhoria contínua, conheça a matriz BCG.


A matriz BCG recebe esse nome por ter sido criada na década de 60 pelo executivo Bruno Henderson, fundador da Boston Consulting Group, uma das principais expoentes no ramo da consultoria. Trata-se de uma técnica que torna possível a análise de como os seus produtos e/ou serviços se encontram em relação ao seu desempenho no mercado. E é justamente por isso que ela pode vir a ser uma ferramenta muito útil para você implementar as mudanças que tem em mente. (https://www.jreng.net/post/voc%C3%AA-precisa-mudar-seu-modelo-de-neg%C3%B3cio)


Para descrever a relação do produto com o mercado, a matriz BCG leva em consideração dois aspectos para a construção de um gráfico cartesiano: o crescimento de mercado acerca do determinado tipo de produto e a participação relativa da empresa nesse mercado. A partir disso, é possível criar uma gestão mais eficiente de recursos, seja a partir de um melhor direcionamento dos investimentos ou de estratégias de marketing mais assertivas e focadas no que trará mais retorno à empresa.


Alguns fatores como definir o portfólio da empresa, identificar seu mercado de atuação e conhecê-lo (https://www.jreng.net/ebook-analise-de-mercado), calcular seu market share e identificar concorrentes e seus indicadores são essenciais para que a sua matriz seja bem estrutura e represente de maneira fidedigna a sua realidade. Sendo assim, vamos ao que interessa: como criar a sua matriz BCG?




Primeiramente, faça uma lista de todos os produtos e serviços contidos no portfólio da sua empresa.

  • Em seguida, construa um gráfico cartesiano com quatro quadrantes, de modo que a linha vertical corresponda à taxa de crescimento no mercado e a linha horizontal se refira a participação relativa do produto.

  • Por fim, a partir da classificação descrita abaixo, insira os produtos na matriz.


Interrogação (quadrante superior direito) : Representa a introdução de um produto em que o crescimento de mercado é alto por se tratar de algo novo e inovador, mas a participação relativa da empresa nesse mercado ainda é baixa. Por se tratar de produtos com grande potencial, demandam grandes investimentos. São produtos que podem não corresponder às suas expectativas, tornando-se abacaxis, assim como podem dar muito certo, tornando-se, por sua vez, estrelas.


Estrela (quadrante superior esquerdo): Produtos que combinam alto crescimento de mercado e alta participação relativa da empresa. Geralmente necessitam de grandes investimentos em razão da alta competitividade causada pelo estado do mercado. Porém, por outro lado, também são grandes geradores de receita, equilibrando a balança. Por exemplo, com a pandemia, o desenvolvimento digital das empresas se faz cada vez mais essencial, seja com a criação de um site (https://www.jreng.net/post/como-a-cria%C3%A7%C3%A3o-de-um-site-pode-melhorar-seu-neg%C3%B3cio) ou elaboração de um e-commerce (https://www.jreng.net/post/e-commerce-em-tempos-de-covid-19), evidenciando o crescimento desse mercado. Em caso de consolidação do mercado, esses produtos tendem a se tornarem vacas leiteiras.


Vaca Leiteira (quadrante inferior esquerdo): Quadrante que representa a maturidade de um negócio ao associar baixo crescimento de mercado e alta participação relativa. Esses produtos são aqueles que requerem pouco investimento devido a consolidação de mercado, mas que, em contrapartida, em razão da alta participação relativa, a “ordenha” se mantém constante, assegurando o fluxo de caixa da empresa.


Abacaxi (quadrante inferior direito): É o último quadrante e que representa o declínio de um mercado, causado tanto pelo baixo crescimento do mercado quando como pela baixa participação relativa. Nesse caso, geralmente, recomenda-se a descontinuação do produto ou serviço em razão da perda de seu potencial. Com isso, mais recursos podem ser dirigidos para produtos interrogação e estrela.


Pronto, agora você já tem a sua matriz BCG pronta. Com isso você está mais apto a tomar decisões mais direcionadas e com maior embasamento para o futuro da sua empresa. Vale ressaltar que existem diversas outras ferramentas e técnicas que podem te auxiliar na decisão de que ações tomar para o futuro da sua empresa.



Se você vê importância não somente em implementar a matriz BCG em seu negócio, mas também procura desenvolvê-lo cada vez mais, nós da Jr. Eng estamos a disposição para te ajudar nessa difícil tarefa, que não precisa ser tão difícil assim. Entre em contato conosco através do nosso site ou WhatsApp (12) 3123-2249 para que possamos auxiliá-lo(a) nessa jornada.



Fontes:

https://klickpages.com.br/blog/matriz-bcg/

https://neilpatel.com/br/blog/matriz-bcg/