top of page
  • Foto do escritorJr. Eng

Proteja seu negócio da crise!

Como se proteger da pandemia de COVID-19

escrito por Giovanna Miwa e Gabriel Cano.



Neste momento em que a pandemia de Covid-19 pegou à todos desprevenidos, muitos países procuraram como se preparar para a crise. Nesse cenário as organizações empresariais têm como responsabilidade a boa condução dos negócios e o zelo com seus funcionários.


Diante disso, as empresas ficaram expostas a uma série de riscos e muitas chegaram a quebrar, principalmente quando falamos de empresas pequenas ou micro empreendedores, para evitar isso é preciso se prevenir para momentos como esse, que naturalmente não são previstos por ninguém.

Como se proteger?


1 - Responder


Falando um pouco de como responder quando uma crise se torna o novo “normal”, a empresa precisa governar na crise, estabelecendo um plano de gestão da crise, focando em estratégias de comunicação para todos os seus stakeholders.


Precisa focar na gestão de pessoas, estabelecendo planos de sucessão e prevenção. Priorizar a manutenção do capital de giro e a preservação da liquidez. E também sempre revise, atualize e teste seu Plano de Negócios.


2 - Recuperar


Após a primeira fase da crise, agora é o momento de recuperação do mercado e também da sua empresa. É o momento de pensar em um plano de recuperação, no qual os funcionários devem aos poucos voltar ao antigo ritmo, de buscar refinanciamento de dívidas e talvez até vender ativos que não estejam trazendo valor.


É necessário pensar agora em uma gestão ágil de fluxo de caixa e usar tecnologias de interação com os clientes e nos canais de vendas. E pensar em mecanismos de gestão de riscos.


3 - Sustentar


Planeje como voltar sua empresa à normalidade, dentro do novo contexto. Atualize o plano para gestão de crise para refletir as lições aprendidas, treine e eduque os profissionais para uma possível nova crise, tendo sempre que estabelecer mecanismos de controle para prevenção e respostas a riscos.

Quanto aos clientes, estabeleça canais abertos de comunicação, implementando o conceito de um trabalho em modelo virtual.


Depois que o ciclo se encerra, há chance dele acontecer novamente?


Sim, por isso é sempre importante estar atento às notícias e informações, para estar sempre acompanhando os dados e vendo como reagir à situação, caso ocorra uma outra crise a ser respondida, retornamos ao passo “Responder”, atuando sempre com resiliência, exigindo ações assertivas e empatia para guiar sua empresa e pessoas em tempos incertos. Sempre respondendo primeiro, preparando-se para a recuperação e sustentação.


41 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page