• João Pedro Vasconcellos da Silva

Reflexões sobre o cenário atual e as PMEs

Atualizado: Abr 28


Situações emergenciais de isolamento geram um impacto enorme em empreendedores locais. Analisando historicamente é notável observar que contaminações em massa geram mudanças de comportamento e caos social, então preserve a sua saúde e dos demais ficando em casa, siga as recomendações da OMS.

Nesse meio tempo, empreendedores e gestores devem elaborar um plano para proteger seu negócio perante a crise mundial. Nós da Jr. Eng elaboramos alguns passos que podem ajudar negócios locais a sobreviverem a este momento delicado:

  • Avalie sua situação atual, cada aspecto:

  • Contratos

  • Recebimentos

  • Pagamentos

  • Faça os contratos que geram receita realmente acontecer

  • Ofereça condições de pagamentos diferenciadas (Parcelamentos)

  • Serviços extras com um custo marginal mais baixo para reter o contrato

  • Antecipe pagamentos do cliente com descontos garantindo assim caixa

  • Contratos que geram despesas

  • Renegociar com os fornecedores prazos e valores, priorizando os de maiores valores, mais próximos com maior impacto sob seu negócio

  • Consulte um advogado

Em crises como essa gerada pelo novo COVID-19 precisamos assumir que o cenário será o pior possível, levando em conta que o fluxo de informações é atrasado. Devemos agir antes que as notícias piorem e assumir que a crise atual da pandemia durará ao menos 3 ou 4 meses, com impacto de no mínimo 50% na receita.

Importante manter a comunicação diária com sua equipe de liderança, com reuniões diárias sobre o cenário atual, o que estão fazendo, qual o impacto dessas ações e quais novos caminhos se deve tomar.

Uma medida interessante para que não se zere o caixa é antecipar recebíveis do cartão de crédito e boleto, por exemplo com instituições de porte mais sólido, uma vez que o mercado perde liquidez progressivamente durante esse período. Deve-se também utilizar todas as fontes de crédito e financiamento possível antes que as mesmas acabem, mas não usar para cobrir custos diários (Apenas em situações extremas).

É extremamente importante atuar junto com seu time e ser sincero sobre a sua situação e da empresa, com o home office podemos renegociar benefícios, como vale transporte. Em termos de eficiência podemos dizer que alguma produtividade ainda é melhor que nenhuma, certo?

Cuidado com as demissões imediatas, pois a mesma possui custo elevado (Multa rescisória, aviso prévio, etc) tanto para o trabalhador como para a sociedade agravando ainda mais a crise da economia local. Ao invés de demitir, renegocie junto com seu advogado a jornada de trabalho, flexibilização do banco de horas, antecipação e parcelamento de férias coletivas.

Fique ligado nas novas medidas provisórias que o governo promulga diariamente, ela pode ter impacto direto no seu negócio. Um site confiável para se manter atualizado é a página do SEBRAE, com um portal atualizado sobre o Coronavírus:

https://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/coronavirus

Nós da Jr. Eng acreditamos em você empresário e estamos aqui para ajudá-lo a superar esse momento tão difícil para os empreendedores de todo mundo.

E aí curtiu?

Fique ligado na página da Jr. Eng onde iremos postar semanalmente conteúdos relevantes para os pequenos e médios empresários!


Aprenda mais sobre como lidar com a crise no nosso E-book gratuito.

#coronavirus #pequenasempresas #mediasempresas #crisedocoronavirus #negócio #dicasparanegócios

51 visualizações

Menu: 

Informações: 

Av. Dr. Ariberto Pereira da Cunha, 333 - Bloco 1 - Pedregulho, Guaratinguetá - SP, 12516-410

+55 (12) 3123-2249

© 2020 Jr. Eng Todos os direitos reservados