top of page
  • Gabriel Sampaio

O que é uma Empresa Júnior?

Entenda o que são Empresas Juniores, qual é o tamanho do seu impacto ao redor do Brasil e do mundo, e porquê você deveria fazer parte de uma.





Por definição, uma Empresa Júnior (EJ) representa uma associação civil sem fins lucrativos gerida por estudantes matriculados em cursos de graduação de instituições de ensino superior, com o propósito de realizar projetos e serviços que contribuam para o desenvolvimento acadêmico e profissional dos associados, capacitando-os para o mercado de trabalho.


Em outras palavras, trata-se de uma empresa gerida completamente por alunos voluntários que buscam contribuir para o desenvolvimento da sociedade e do contexto em que estão inseridos, bem como se desenvolver pessoal e profissionalmente. Mas não acaba aí.


A 1ª EJ e o Movimento Empresa Júnior


A primeira Empresa Júnior foi criada na década de 60 em Paris, na França, onde alguns estudantes sentiam a necessidade tanto de experimentar a vivência empresarial na prática quanto de colocar a mão na massa e aplicar na prática tudo aquilo que era aprendido dentro das salas de aula da universidade (Parece que isso não mudou muito desde então).


Desde então essa necessidade/vontade se tornou uma forte tendência entre os estudantes e consequentemente acabou dando origem a um movimento que se espalhou por diversos países incluindo o Brasil, sendo nomeado como Movimento Empresa Júnior (MEJ). No ano de 1988 foi fundada a Empresa Júnior FGV, a primeira EJ nacional.


Atualmente no Brasil, todas as EJs e empresários juniores estão ligadas pelo MEJ, compartilhando experiências, resolvendo desafios em conjunto e superando diversas barreiras. Sem sombra de dúvidas, a conexão proporcionada pelo movimento com pessoas de todo o país que querem fazer a diferença é uma das suas características mais marcantes.


O impacto nacional das EJs


Sob a missão de “Formar por meio da vivência empresarial empreendedores comprometidos e capazes de transformar o Brasil” e adotando valores como orgulho de ser MEJ, postura empreendedora e transparência, a Brasil Júnior - instância nacional de suporte ao movimento - reúne mais de 900 empresas juniores ao redor de todo o país. Empresas que com o seu trabalho e empenho já geraram mais de 23 milhões de reais em faturamento, realizaram mais de 17 mil projetos e já contou com mais de 22 mil empresários juniores vindos de mais de 110 universidades. Mas ainda queremos fazer mais!


Se interessou? Vem fazer parte dessa história e se inscreva no nosso processo seletivo!


Posts recentes

Ver tudo
bottom of page