top of page
  • Foto do escritorJr. Eng

Os 5 Porquês - Análise da Causa Raiz


Em uma empresa é comum que problemas apareçam e aparentam que estejam resolvidos, contudo, ao longo do tempo esses empecilhos se repetem. “Tempo é dinheiro” já dizia Benjamin Franklin, portanto, é importante utilizar uma ferramenta simples e prática para otimizar a busca por soluções sólidas que encontrem a verdadeira causa do problema, numa proposta de não prejudicar muito a produtividade e evitar gastos desnecessários.


Criado por Taiichi Ohno, um dos principais responsáveis da Metodologia Toyota de Produção, o método dos “5 Porquês” busca encontrar a “Causa Raiz” de um problema.

“A base para a abordagem científica da Toyota é perguntar “por que” cinco vezes sempre que encontramos um problema… Ao repetir “por que” cinco vezes, a natureza do problema, assim como sua solução, se torna clara.“ Taiichi Ohno





Em termos gerais, podemos fazer a seguinte simplificação sobre os “5 porquês”:


  • O 1º porquê é um sintoma.

  • O 2º porquê é uma desculpa.

  • O 3º porquê é um culpado.

  • O 4º porquê é uma causa.

  • O 5º porquê é a causa raíz.



Sintoma x Problema

A importância em conseguir identificar a “Causa Raiz” nos permite evitar que as adversidades aconteçam novamente. Um exemplo prático da falta de uma análise sobre isso, é: uma pessoa de manhã tentar ligar o carro e percebe que o “problema” está na bateria descarregada, após troca-lá, o veículo aparenta estar funcionando normalmente, passado alguns dias, o mesmo empecilho se repete e aí começam os questionamentos sobre o que realmente fez a bateria descarregar. Perceba que a bateria descarregada era apenas um sintoma de algo maior, ou seja, o problema não foi encontrado.


O Problema


A clareza em saber qual é o verdadeiro problema, é fundamental para a equipe conseguir encontrar uma solução. Um escopo bem definido do empecilho, permite melhorar a eficiência na formação dos “Porquês” e em suas respostas. Uma equipe focada e respondendo às perguntas baseada em dados e fatos reais, terá facilidade em encontrar a “Causa Raiz”.

Nem sempre será necessário repetir a mesma pergunta cinco vezes, a resposta poderá ser encontrada antes ou depois, contudo, não é recomendado fugir do padrão, pois pode afetar o funcionamento correto do método.



EXEMPLOS






Claro que apesar da ferramenta ajudar não é tão simples solucionar um problema dentro da sua empresa, muitas vezes é possível sentir que algo está errado, ver isso refletido nos resultados da companhia e ainda assim não conseguir apontar com certeza o que está causando tais problemas.

Justamente para evitar essa insegurança e ajudar na tomada de decisões a Jr. Eng oferece há mais de 28 anos soluções para o seu negócio como o Mapeamento e Otimização de Processos. Esse serviço consiste na análise das atividades executadas no negócio, a fim de identificar gargalos (tarefas desnecessárias, erros e desperdícios) e resolvê-los, evitando perda de tempo e buscando aumentar a produtividade do seu negócio. Quer conhecer mais como podemos aplicar isso na sua organização? Entre em contato hoje mesmo com um dos nossos consultores através do Whatsapp, (12) 3123-2249, ou no nosso e-mail, contato@jreng.net


Posts recentes

Ver tudo
bottom of page