top of page
  • Foto do escritorJr. Eng

Problemas com gestão financeira?


Em um mercado financeiro cada vez mais complexo e competitivo, a gestão financeira tem um papel cada vez mais importante dentro das empresas ainda mais nas empresas de até médio porte.

Partindo desse cenário a gestão financeira pode ser dividida em duas partes: gestão operacional e gestão estratégica. Sendo a gestão tida como processos administrativos que influenciarão no controle, decisão e execução de qualquer trabalho ou tarefa.

A gestão operacional resume-se ao controle das movimentações monetárias realizadas pela empresa. A entrada e saída de recursos. Sendo assim, todo controle financeiro das empresas pode ser dividido em células como por exemplo o de contas a pagar e o contas a receber.

Já a gestão estratégica é a junção de todas as informações levantadas pelas “células” com a finalidade de transformar dados em ação, ou seja, de analisar os números que a empresa apresenta com critérios voltados para o um desempenho desejado. É fundamental o entendimento desta divisão da gestão financeira, uma vez que, uma empresa, por exemplo, pode ter toda sua gestão financeira bem estruturado, com as funções claras, mas, não conseguir reverter essa condição em estratégia.

A organização e atenção à gestão financeira é fundamental nas empresas, sendo que a sua ausência tem sido apontada como o principal motivo para fechamentos e dificuldades no andamento e crescimento das mesmas.

Inúmeras empresas não alcançam o objetivo esperado pelo fato de não visualizarem a importância de uma gestão financeira estratégica ou por não conseguirem a sincronização da mesma com o seu negócio.

Por tanto torna-se altamente necessário o olhar que a empresa deve ter gestão financeira. Tanto quanto a produção, ou o departamento comercial da empresa o setor financeiro, também é estratégico para a saúde da empresa.

O uso de ferramentas e sempre buscar o aprimoramento de novas técnicas de controle e execução pode impulsionar e muito o seu negócio, aumentando também a sua vida útil, uma vez que, o mercado está sempre em mudança.

87 visualizações0 comentário
bottom of page