top of page
  • Foto do escritorJr. Eng

Prototipagem - Como validar a sua ideia de forma rápida e barata



O que é Prototipagem?


Quando temos uma ideia, muitas vezes já ficamos empolgados com ela e queremos colocá-la em prática o mais rápido possível, porém, não podemos esquecer uma etapa muito importante, a prototipagem!


Prototipar é criar uma representação que simula o funcionamento de uma invenção e uma forma de validar a ideia antes de apostar nela. Além disso, está relacionada com eficiência, afinal quanto mais ágil e conclusivo for o seu teste, mais rápido passará para o produto final. O protótipo deve ser relativamente barato, porque ele serve para avaliação de determinada ideia, portanto, não deve ser um problema se o protótipo falhar.


O nível de semelhança do protótipo com o produto final é chamado de fidelidade, quanto mais parecido o protótipo for do produto final, maior a fidelidade.


Um protótipo pode ter alta, média ou baixa fidelidade:


  • Alta fidelidade: Um protótipo de alta fidelidade é um modelo em tamanho ou escala real de um produto, com a maior semelhança possível com a realidade.

  • Média fidelidade: Um protótipo de média fidelidade é uma representação parcial e um pouco mais específica de uma ideia, em que só alguns aspectos são representados para otimizar custos e tempo.

  • Baixa fidelidade: É apenas uma representação da ideia, um rascunho, para testar tamanho, formato e outras características simples.

A variação de contextualidade diz respeito ao ambiente em que serão realizados os testes e também às pessoas que serão responsáveis por isso.

É possível obter diferentes níveis de contextualidade em um processo de prototipagem como:

  • Total: Usuário final e ambiente final;

  • Parcial: Usuário final ou ambiente final;

  • Geral: Qualquer usuário e qualquer ambiente;

  • Restrita: Em ambiente controlado.



Vantagens da Prototipagem


  • Testar a funcionalidade do produto

Essa é uma vantagem básica da prototipagem, verificar se o produto atende àquilo para o que foi projetado.

É muito importante garantir a funcionalidade do produto nessa etapa, é aqui que se deve errar!


  • Feedbacks


O protótipo ajuda bastante a dar feedbacks, porque através dele o cliente pode testar o produto e expressar as suas opiniões de forma muito mais clara, facilitando muito a evolução do produto.


  • Evitar prejuízo


Essa provavelmente é a vantagem mais importante de se fazer um protótipo.


Com a confecção de um protótipo é possível validar a ideia e descobrir falhas no produto antes mesmo de produzi-lo de fato, evitando assim, possíveis perdas com investimentos mal feitos.




Exemplos de protótipos


  • Papel: São representações de interfaces gráficas com diferentes níveis de fidelidade, muitas vezes utilizados para representar telas de aplicativos em desenvolvimento.

  • Modelo de volume: São os protótipos com aparência mais próxima ao produto final, eles permitem uma visão tridimensional de um conceito.

  • Encenação: É uma simulação improvisada para representar possíveis ações de usuários com um produto.

  • Storyboard: É uma representação visual de uma história através de quadros estáticos, seu objetivo é facilitar a visualização através do encadeamento de acontecimentos de um processo.


O MVP


Do inglês, Minimum Viable Product (em português, produto viável mínimo), é um tipo de prototipagem.


O MVP é o produto com as características mínimas para ser testado pelo público-alvo, por isso é necessário certo nível de fidelidade.


Conclusão


A prototipagem é uma etapa importante no desenvolvimento de um produto, pois reduz as incertezas sobre a aceitação do produto no mercado, sem realizar nenhum investimento precipitado.


O processo de prototipagem deve ter um problema central para testar, de forma que a análise deve ser feita majoritariamente em cima disso.


A máxima da prototipagem é: “Errar rápido para acertar rápido”.


Ou seja, se a solução idealizada falhar, é melhor que isso aconteça o mais rápido possível, para que se gaste menos tempo e dinheiro em uma ideia que não deve receber atenção.



Quer iniciar um projeto utilizando a ferramenta de prototipagem? Fale conosco e nos mande uma mensagem em (12) 3123-2249 e para maior suporte acesse:




Posts recentes

Ver tudo
bottom of page