top of page
  • Foto do escritorJr. Eng

Por que automatizar sua empresa?

Atualizado: 8 de jul. de 2022


O que é automação?

O processo de automação se define por otimizar procedimentos por meio da tecnologia, transferindo atividades realizadas de modo manual para softwares e máquinas. Com a introdução de novas tecnologias, como sensores, controladores lógicos, entre outros, possibilitou-se o desenvolvimento de novas automações em diversos setores, sendo assim, atualmente inúmeras tarefas conseguem ser automatizadas.


A automação pode ser feita em diferentes graus, dependendo da quantidade de interação humana que o sistema possibilitará. Pode ser realizada em situações simples, como uma tabela no Excel que executa cálculos a partir de dados inseridos por um profissional, e em casos mais complexos, como a produção de uma peça, em que o funcionário apenas realiza a programação da mesma e a máquina realiza sua fabricação.


Benefícios:

São inúmeros os benefícios trazidos pela automatização, sendo os principais:

  • Otimização dos processos: Por meio da automação consegue-se redução de custo tempo de produção, já que também haverá uma diminuição das falhas, enxugamento de processos; o sistema funcionará com um grau de interferência humana menor e de um modo mais simples e unificado.

  • Melhorias nas condições de trabalho dos funcionários: Ao invés do funcionário ficar horas realizando um mesmo trabalho que é repetitivo e sem ergonomia, ao automatizar tal processo ele conseguirá ser realocado para uma função melhor e mais cômoda para ele.

  • Maior controle da gestão da sua empresa: Consegue-se ter uma quantidade de dados muito maior e precisos sobre a sua produção, possibilitando novas tomadas de decisão.

  • Centralização das informações: As informações podem ser direcionadas e centralizadas para uma melhor tomada de decisão.


Exemplos:

Um exemplo prático de automação muito presente em nosso cotidiano é a transição de caixas bancários para caixas eletrônicos. Um procedimento manual e desgastante acabou por ser otimizado por meio de máquinas associadas a softwares. Isso acabou gerando uma realocação dos funcionários que realizavam estas funções para outros setores, o tempo de espera em filas tornou-se menor e o fluxo de informações também se tornou mais rápido. Hoje percebemos que as transações bancárias são muito mais cotidianas e realizadas por um número maior de pessoas, em diferentes locais, não necessitando até mesmo de um banco, como nos caixas 24h presentes em alguns estabelecimentos comerciais. E você, o que tem feito para tornar sua empresa cada dia mais automatizada e eficiente?

Para receber dicas e diversos outros conteúdos referentes ao que está se passando no mercado empresarial assine nossa Newsletter ou baixe um de nossos ebooks.


Caso queira potencializar os resultados de sua empresa ou então aprimorar algum processo interno, disponibilizamos também uma equipe de especialistas para uma reunião de diagnóstico gratuita. Entre em contato conosco através do email contato@jreng.net ou então nos envie uma mensagem pelo WhatsApp (12) 3123-2249 para que possamos auxiliá-los nesta jornada.


83 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page