top of page
  • Pietro Reinoso

O Golden Circle

Atualizado: 7 de mai. de 2020


Você já refletiu sobre como você aborda os clientes? Já ouviu falar sobre o “Golden circle”? Como isso se aplica ao seu negócio?

O Golden circle é uma ideia desenvolvida pelo autor Simon Sinek, que reflete na maneira sobre como abordamos os clientes na hora de vender, e como geramos valor para ele.

Em uma palestra no TED Talks, em 2009, Simon apresenta que todas as organizações sabem O QUE fazem, algumas sabem COMO fazem, contudo, poucas sabem o PORQUÊ fazem.

E é justamente partindo deste princípio que a maioria dos vendedores apresentam somente O QUE eles estão vendendo, para depois (caso exista esse “depois”) explicarem o propósito do produto, ou seja, parte “de fora para dentro”.

Contudo, as pessoas e organizações influentes fazem o caminho inverso, explicando primeiramente PORQUÊ elas fazem tal coisa, para só depois explicarem O QUE elas fazem.

Mas a questão é, por que fazer isso? Qual a principal diferença em inverter a maneira com que apresentamos os nossos produtos?

Pela geração de valor, simples.

As pessoas não estão em busca especificamente do que você faz, mas sim, dos valores por trás disso. Tal ideia está muito linkada com ideais individuais; por exemplo, com o avanço da internet e do fluxo de informações, diversas pessoas tomaram conhecimento do impacto que o descarte de plástico no oceano gera, e com isso, começaram um movimento para coibir o uso de canudos plásticos.

Com a onda de redução do consumo de canudos plásticos, diversas empresas começaram a parar de distribuir o material, além de surgirem outras corporações focadas na produção de canudos metálicos. Tal atitude mostra o propósito ambiental da empresa muito antes de realmente mostrar O QUE elas fazem, o que faz com que as pessoas que concordam com a visão, virem clientes.

Com tal ação (“de dentro para fora”), geramos valor para o cliente, o que faz com que ele olhe a mercadoria com muito mais apreço, e é justamente isso que atrai novos clientes e fideliza os antigos.

Curtiu? Confira outros conteúdos no nosso blog!

Fonte: TED Talks: “The Golden Circle” – Simon Sinek


43 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page