top of page
  • Leonardo Xavier e Giovanna Miwa

A ferramenta de gestão 5W2H

Atualizado: 12 de abr. de 2022


A 5W2H é uma ferramenta de gestão que, quando bem aplicada, pode auxiliar a eliminar dúvidas e impasses, melhorando de forma significante o andamento do projeto. Começando com uma meta, para mapear as ações e determinar o que será feito para alcançá-la, por qual razão, por quem, como, quando e onde será feito, além de estimar quanto isso custará.

Seu nome foi estabelecido juntando as primeiras letras dos nomes (em inglês) das diretrizes utilizadas:

· What : O que será feito (etapas)

Defina de forma mais clara possível o problema ou meta almejada.

· Why: Por que será feito (justificativa)

Quando os reais motivos são esclarecidos, os colaboradores tendem a se engajar mais e trabalhar para que o problema seja resolvido ou a meta alcançada.

· Where: Onde será feito (local)

Definir o local exato onde a ação será executada (mais comum em empresas grandes).

· Who: Por quem será feito (responsabilidade)

Definir quem irá ajudar alcançar o objetivo, designando as atividades à pessoas qualificadas a executa-las. Além disso, explicar quem e como será beneficiado por ela. Mantendo a equipe engajada.

· When: Quando será feito (tempo)

Estabelecer os prazos e repassar para a equipe, para não haver cobranças antes da hora ou trabalhar sob pressão.

· How: Como será feito (método)

Detalhar o caminho que será seguido de forma mais específica possível para evitar retrabalho ou falhar durante os processos. Guiando a equipe de forma correta.

· How much: Quanto custará fazer (custo)

Calcular quanto seu plano de ação irá custar para entrar em jogo, muito importante analisar se os recursos que você tem serão capazes de suprir a demanda do plano. Se não forem, será necessário ajustes em etapas anteriores.

Esse método se transforma num grande aliado das empresas que desejam crescer e se manter ativas por um longo período, uma vez que, o instrumento permite projetar o andamento, além de ser bastante dinâmica, permitindo ajustes e modificações necessárias.

Assim, a ferramenta 5W2H, é uma metodologia cuja base são as respostas para estas sete perguntas essenciais e mapeia seu objetivo, projetando o andamento, evitando possíveis empecilhos que possam aparecer e dando o lugar da dúvida à produtividade. Além de que os envolvidos em um projeto específico estarão completamente envolvidos. Uma ferramenta que pode economizar muito tempo e recursos para o empreendedor.


Para receber dicas e diversos outros conteúdos referentes ao que está se passando no mercado empresarial assine nossa Newsletter ou baixe um de nossos ebooks.


Caso queira potencializar os resultados de sua empresa ou então aprimorar algum processo interno, disponibilizamos também uma equipe de especialistas para uma reunião de diagnóstico gratuita. Entre em contato conosco através do e-mail contato@jreng.net ou então nos envie uma mensagem pelo WhatsApp (12) 3123-2249 para que possamos auxiliá-los nesta jornada.

4.999 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page