top of page
  • Iris Ramos Sola – Gerente de Gente e Gestão

Tell Courage: A importância de um feedback

Atualizado: 7 de mai. de 2020


De acordo com o dicionário, feedback é “informação que o emissor obtém da reação do receptor à sua mensagem, e que serve para avaliar os resultados da transmissão”, ou seja, significa dizer a alguém o que achou de certa atitude que a pessoa possa ter tomado, podendo ser positivo ou construtivo. Pode ser um assunto complicado já que contém críticas diretas a atitudes e decisões de pessoas. Por isso, muitos têm dificuldades para opinar sobre, e acabam omitindo opiniões essenciais.

Essas opiniões são realmente importantes pois contém uma visão externa e talvez mais analítica de uma situação e, consequentemente, traz um outro viés do que ocorreu para que se possa haver um debate. Nesse contexto existem diversas técnicas de feedback, como a técnica do sanduíche que intercala elogios com uma crítica construtiva, ou a que vamos abordar nesse texto, que é a tell courage. Essa técnica foi apresentada pelo site TLNT em um artigo escrito pelo autor Bill Treasurer e serve para apontar a realidade de forma direta para a pessoa que está recebendo o feedback.

O contexto em que essa técnica foi criada foi para que funcionários se sentissem mais confortáveis para dizerem a verdade a seus líderes e para que chefes não tivessem uma gestão ditatorial, dando liberdade para funcionários apresentarem aspectos negativos de sua gestão. Assim todos podem ser abertos e honestos um com o outro e apresentar as verdades antes mesmo que se possa fazer alguma coisa.

No artigo de Treasurer, ele apresenta como exemplo a história de um funcionário que se sentiu desrespeitado pela grosseria e falta de educação de um chefe e que na hora vai falar com ele sobre o quão prejudicial foi aquela experiencia para ele. O resultado do feedback imediato foi que o líder se desculpou e eles puderam seguir de forma honesta um com o outro agora sem se desrespeitarem.

O objetivo final é que todos possam opinar as atitudes na hora em que ocorrem ou até mesmo antes delas ocorrerem para que a gestão possa ser mais honesta, evitando ao máximo os erros, e que os funcionários e líderes se sintam mais confortáveis no ambiente de trabalho para lidarem com situações desagradáveis e resolver os problemas quanto antes.

Para que isso ocorra deve haver um incentivo de gestores para que todos tenham essa abertura, uma vez que a maior dificuldade desse método é fazer com que funcionários criem coragem para confrontar os líderes e uns aos outros. Portanto, líderes devem começar dando os feedbacks e constantemente pedindo para que os outros deem, até que isso se torne natural para todos, receberem e darem.

Curtiu o artigo? Confira o nosso blog!

Fonte: https://www.tlnt.com/teach-your-team-how-to-give-feedback-people-dont-want-to-hear/

40 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page