top of page
  • Foto do escritorJr. Eng

5 Dicas para começar bem seu negócio


Ter o próprio negócio é um desejo comum do brasileiro. Pesquisas ao longo dos anos indicam que somos um país com grande interesse no empreendedorismo. Se você está querendo começar seu próprio negócio, mas ainda não sabe como dar o primeiro passo, este artigo pode ser muito útil.

Ideias e oportunidades de negócios surgem o tempo todo. Mas não pense que é possível se manter lucrativo pulando etapas necessárias à formação de uma empresa

Por quê começar seu próprio negócio?

As pessoas precisam pagar suas contas, e a recolocação no mercado de trabalho tem demorado muito tempo, e ainda por conta da grande oferta de mão de obra. Gerando assim, o achatamento dos salários, já que, como há muitos profissionais disponíveis, as empresas tendem a reduzir os custos com pessoal.

Quando não se tem uma fonte de renda, investir em qualificação fica mais difícil. Portanto, investir no próprio negócio pode ser uma ideia muito eficaz para trazer uma renda mensal. O problema aí é que abrir empresa não pode ser uma decisão tomada por impulso. Quando isso ocorre, saber administrar bem seu negócio se torna uma tarefa muito difícil.

Como começar bem seu negócio?

Tendo em vista a dificuldade de começar e gerenciar um negócio. Separamos uma série de dicas para além de ajudar a dar o primeiro passo, também auxiliar no andamento do empreendimento. Não se baseie em outros negócios Um hábito muito comum é o de se basear em ideias novas ou que aparentemente estão dando certo. O que falta, em muitos dos casos, é um estudo correto sobre a viabilidade do negócio.

Achar que uma empresa fará sucesso apenas porque uma outra está indo bem é um dos erros mais comuns cometidos por micro e pequenos empreendedores.

Plano de negócios

Uma ferramenta útil para ser utilizada antes ou durante o andamento do negócio é o Plano de Negócios. Com ela são analisadas as características do mercado, tanto quanto clientes e concorrentes. Analisa também a viabilidade de implementação do empreendimento em determinado local, vantagens, desvantagens, oportunidades e ameaças existentes. Tendo uma visão mais ampla e calculada do seu empreendimento, as chances de erro são reduzidas. Essa é uma das maneiras de se garantir que a empresa vai se manter sustentável e com as contas equilibradas.

Jamais misture contas pessoais com as da empresa

Outro hábito ainda comum entre parte do empresariado é não diferenciar as contas pessoais com as contas da empresa. Quando é feito um saque do caixa da empresa para fins pessoais, é materializado tal erro. Da mesma forma, pagar contas da empresa com a conta pessoal é igualmente perigoso. O maior problema gerado pela mistura do dinheiro pessoal com o do negócio é que ele pode confundir a contabilidade da empresa e, pior, atrapalhar a prestação de contas. Quer saber mais sobre gestão financeira? Acesse nosso artigo: Problemas com gestão financeira?

Coloque ordem na gestão financeira

A sobrevivência de uma empresa está ligada à sua capacidade de se manter lucrativa. Um dos maiores motivos que levam uma empresa à falência é uma má gestão financeira. Não são poucos os donos de negócio que, por acumularem muitas funções e pela falta de pessoal e ferramentas, acabam se enrolando nos registros de receitas e despesas.

Felizmente, com medidas simples, é possível começar a vislumbrar um horizonte mais favorável.

Para o problema de gestão financeira recomendamos um bom controle de fluxo de caixa. Assim, terá em mente a entrada e saída de capital do seu negócio.

Quer saber mais sobre fluxo de caixa? Acesse nosso artigo: Você sabe o que é Fluxo de Caixa?

Tecnologia é uma grande aliada

É muito difícil hoje em dia manter um negócio de pé sem a utilização da tecnologia como auxílio. Gestão do tempo, marketing, gestão financeira, gestão de pessoas, todas as áreas requerem auxílio tecnológico.

Assim, garantindo uma facilitação na comunicação, é facilitado também o fluxo de trabalho, das vendas ao financeiro. Permita que o fluxo de caixa seja abastecido com as informações certas na hora exata. E tenha acesso a todos esses dados de qualquer lugar, até mesmo pelo seu celular.

Resumindo

Hoje em dia a criação de uma nova empresa é um processo difícil e existem várias chances de se falhar. Porém ser um empresário é um processo de crescimento, exige esforço, aprendizagem e tentativas. Com estas dicas você terá uma boa chance de sair das estatísticas de falhas. Assim, tendo sucesso em seu negócio

115 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page