• Jr. Eng

Entenda o momento: em que apostar durante a crise?




Desde março o Brasil inteiro vem enfrentando uma das maiores crises de saúde, devido ao novo Coronavírus. Essa situação trouxe problemas não só na área da saúde, mas também em diversos setores da economia, pois uma das principais estratégias de prevenção é o distanciamento social. Dessa forma, a circulação de pessoas diminuiu muito na maioria das regiões do país, o que evidenciou a necessidade de inovação nos negócios, já que estão sobrevivendo apenas aqueles que estão conseguindo se adaptar à nova realidade. Mas a pergunta que não quer calar é: como se adaptar a um contexto tão incerto?

Primeiramente, é necessário conhecer o mercado no qual o seu negócio está inserido, ou seja, entender suas principais demandas, saber a faixa de preço que seu público está disposto a pagar e se elas estão comprando mais online ou presencialmente, entre outros aspectos que são importantes conhecer do seu público-alvo. Além de entender as pessoas ou empresas para quem você vende o seu produto, também é muito importante conhecer seus fornecedores, saber qual deles, dentro de

uma gama de possibilidades, encaixa-se melhor ao seu negócio. Porém, o mais importante desse conhecimento é entender o seu mercado a ponto de saber quando e como suas mudanças vão ocorrer, para que você nunca fique para trás em relação aos seus concorrentes.

Outro ponto importante que a pandemia destacou foi a importância de se ter um marketing digital bem estruturado. O fato das pessoas terem de ficar em suas casas fez com que um processo, que antes ocorria naturalmente, de uma transição para o digital foi brutalmente acelerado. Esse aumento brusco da digitalização das compras atingiu muitos negócios despreparados para tal transição, fazendo com que muitos deles ficassem sem movimento algum.

Além disso, a parte de delivery cresceu da mesma forma abrupta e pelos mesmos motivos, travando diversas operações que passaram a apenas poder entregar seus produtos.

A solução do primeiro problema pode ser uma pesquisa de mercado, pois ela vai te dar as informações necessárias para entender não só para quem você vende, mas também de quem você compra. Já o segundo problema se encaixa com o desenvolvimento de site e estruturação de marketing digital, os quais possibilitarão que o seu cliente sinta-se atraído pelo seus produto mesmo a distância, já que ele vai ter acesso a todas as informações necessárias para comprar a mercadoria e imagens atrativas dela, com um site interativo. E, por fim, o terceiro pode ser resolvido com uma análise e otimização de processos internos, pois essa solução irá identificar os gargalos e falhas do seus sistema de delivery, e, consequentemente, extinguir esses empecilhos de sua operação.

Todas essas soluções são muito relevantes para a resolução dos problemas citados, porém o plano de inovação de negócios é a melhor resposta para salvar empreendimentos nos dias atuais. Esse serviço irá passar pelos processos citados anteriormente, porém em conjunto e podendo dar uma visão de como mudar o seu modelo de negócio, fazendo com que esse se encaixe e tenha sucesso mesmo na difícil situação atual.

Dessa forma, é importante saber como o seu negócio e o mercado em que ele está inserido reagiram à crise atual, pois assim é possível encontrar as soluções que o seu negócio precisa hoje, salvando-o da falência. Então, os problemas que enfrentamos atualmente não são o fim do mundo, para vencê-los é necessário encontrar a resposta correta no momento certo.


Caso necessite de ajuda na sua empresa, pode entrar em contato conosco pela página inicial ou verificando nossos serviços.



Menu: 

Informações: 

Av. Dr. Ariberto Pereira da Cunha, 333 - Bloco 1 - Pedregulho, Guaratinguetá - SP, 12516-410

+55 (12) 3123-2249

© 2020 Jr. Eng Todos os direitos reservados