• Laura Gatica

Marketing Digital: como o seu restaurante pode crescer na crise

Atualizado: Mai 7


O seu restaurante foi pego desprevenido pelo COVID-19 e enfrenta muitas dificuldades atualmente? Em caso afirmativo, tenha calma que isso é a realidade de muitas outras pessoas, mas vamos lhe mostrar como enfrentar a situação. Já pensou em aproveitar a crise para aumentar a clientela? Parece meio contraditório, porém quem souber adaptar a estratégia do negócio e aproveitar o marketing digital como meio de atingir o público, já está um passo à frente! Neste artigo vou te explicar como enxergar e aproveitar as oportunidades da crise, através do marketing digital, para manter o seu restaurante ativo e saudável.


Mudanças de comportamento e consumo durante a crise

Antes de tudo preciso que você entenda como o COVID-19 gerou uma mudança de comportamento e hábitos na população, para depois entender como aproveitar dessas mudanças para alavancar o seu negócio. É notável que grande parte do impacto dessa pandemia na crise se justifica pela quarentena e medidas de contenção que fecharam comércios, shoppings, escolas, dentre outros estabelecimentos. O isolamento social mudou comportamentos de consumo e trouxe a necessidade de se adaptar ao home office.


Segundo a consultoria global Kantar, os pedidos de delivery cresceram 7%. Em casa, dos brasileiros que pediram delivery durante a quarentena, 53% pediram comida de duas a três vezes em uma semana. E não para por aí! Os digital influencers seguem como referência na hora da compra: 80,6% buscam informações em blogs e mídias sociais, 83,3% via opiniões de clientes e 82% nos sites das próprias lojas.


Agora imagine o seguinte cenário: a colaboradora da Empresa X entrou em home office e teve de se adaptar à rotina de trabalho em casa, o que implica: lidar com os filhos que antes estavam na escola e agora estão em casa e conciliar tarefas domésticas, as responsabilidades do trabalho e a família em um mesmo ambiente. Ela precisa de uma opção atrativa, prática e segura para as refeições. Ela passou a frequentar por mais tempo as redes sociais e utiliza os meios digitais para suprir algumas necessidades. E finalmente encontra uma opção de restaurante do seu agrado no meio digital e passa a pedir as refeições frequentemente por delivery.


Você poderia ser essa opção para ela, não é mesmo? Melhor ainda, imagine ser essa opção para centenas de pessoas! Continue a leitura para descobrir como o marketing digital é o caminho para isso.


Por que investir em marketing digital


  • Você será encontrado mais facilmente

Quando os consumidores conhecem alguma marca é comum recorrerem à internet, à procura do site e redes sociais para obterem mais informações sobre ela. A presença online do seu restaurante facilita a descoberta, atração e retenção dos consumidores.


  • Mais engajamento com os clientes

Além de atrair possíveis clientes, as estratégias digitais permitem aumentar as taxas de vendas. Isso porque as plataformas permitem estabelecer um relacionamento duradouro com o cliente. A comunicação é uma via de mão dupla: você e seus clientes podem interagir um com um outro. Essa interação se torna essencial para a experiência do cliente ser mais personalizada e especial.


  • Maior fidelização de clientes

O pós-venda é um dos fatores que mais influenciam na rentabilidade dos restaurantes. O cenário ideal é que todo cliente novo que experimenta a sua marca retorne outras vezes e indique seu restaurante para amigos. O marketing digital oferece diversos meios para investir nessa fidelização, nutrindo o relacionamento com a empresa e despertando interesse em novas compras.


  • Autoridade da marca

O seu restaurante pode ser referência na sua região! Mostrar experiência no setor, qualidade no atendimento e variedade de opções fica muito mais fácil quando podemos disparar conteúdos com grande alcance. Além das avaliações dos atuais clientes, é possível propagar o seu cardápio, equipe, cultura e valores da marca de modo a demonstrar expertise e profissionalismo.


  • Competir com empresas maiores

Muitos empreendedores acreditam que estão em desvantagem em relação aos concorrentes de grande porte quando se trata de marketing. Mas o marketing online é uma oportunidade de ganhar espaço mesmo com pouca verba para investimentos. O que conta é a estratégia, o conteúdo e o direcionamento para o público certo.


Por onde começar

Antes de começar a estruturar qualquer coisa, é preciso diagnosticar a sua atual situação no meio digital. Pergunte-se as seguintes questões:

  • O que um consumidor encontrará na internet se pesquisar o meu restaurante?

  • Com qual facilidade ele encontra informações sobre o meu restaurante?

  • A minha marca apresenta algum diferencial ou atrativo no meio digital?

  • As redes sociais da minha marca estão ativas e atualizadas?

A partir das respostas para essas perguntas é possível identificar o nível de engajamento e investimento do seu negócio na internet. Mesmo que elas sejam positivas, sempre há o que melhorar. Então continue a leitura para saber dicas infalíveis para o marketing digital do seu restaurante!


Dicas infalíveis para alavancar o marketing digital do seu restaurante


1. Conheça o perfil do seu público-alvo

Antes de montar um site, ou sair postando qualquer coisa nas redes sociais invista seu tempo para conhecer o seu público-alvo. Uma estratégia para isso é a criação de personas, personagens fictícios que representam os tipos de consumidores da sua marca. Procure sobre as necessidades, preferências, hábitos, dores, meios de comunicação que se relacionam, dentre outras informações que te ajudarão a entender profundamente o seu público-alvo e como atingi-lo da melhor forma.


2. Crie um site otimizado

O site do seu restaurante deve expressar uma identidade visual bem definida, retratando a sua essência. Ele também deve ser intuitivo e prático com botões bem posicionados e destacados; boa organização e divisão dos setores; dados para contato de fácil visualização; links de outras páginas bem integrados, formando um caminho lógico e interativo; adaptação para dispositivos móveis e SEO otimizados.


3. Movimente as redes sociais

O Facebook e o Instagram são ferramentas excelentes para você divulgar o seu negócio. Faça um planejamento de postagens com objetivos e frequências definidas. Um fluxo de nutrição alinhado com o seu funil de vendas pode gerar grandes resultados. Pense em todo o caminho que o seu consumidor terá que percorrer até realizar de fato a compra. O que ele gostaria de saber? O que ele precisa saber? O que lhe desperta mais o interesse: preço, promoções, cardápio variado, ingredientes do prato, como o prato é feito...

As postagens não devem se restringir apenas aos pratos que você oferece, apesar de ser algo muito importante. Aproveite para divulgar os valores do seu restaurante, a equipe e todo o trabalho que está por trás das delícias que você oferece. Algumas ideias de posts criativos são: modo de fazer os pratos, dicas de cozinha, receitas, dicas de bebidas que combinam com cada prato.

São várias as oportunidades de divulgação nas redes sociais. Utilize todas as funcionalidades disponíveis como hashtags, geolocalização, marcação de outros perfis, interaja nos “Stories” do Instagram com enquetes, sorteios, vídeos curtos e fotos dos pratos entregues.


4. Realize campanhas de descontos e de fidelização

Quem não se sente atraído por uma promoção, não é mesmo? O famoso leve 1 pague 2, compre isso e ganhe aquilo, na primeira compra você ganha um desconto de x% ou indique um amigo e ganhe desconto na próxima compra. São inúmeras as campanhas que você pode trabalhar para aumentar a sua clientela. Basta saber usar os gatilhos mentais certos para atrair o seu cliente e convertê-lo na compra.

Mas não pense só em novos clientes, pois os seus atuais clientes também merecem uma atenção especial. O programa de fidelização é uma ótima forma de dar valor àqueles que já conhecem e experimentaram da sua marca. Pense que a partir disso, seus próprios clientes se tornam promotores do seu restaurante, fazendo apologia positiva que contribui fortemente com o marketing e alcance da sua empresa. Uma ideia criativa e adaptada a esse momento em que estamos vivendo é um cartão de fidelidade virtual: a cada pedido realizado o cliente ganha uma determinada pontuação. E você pode ir além disso e explorar novas relações de ganha-ganha, como um cartão de fidelidade que gera pontos a cada interação nas redes sociais (compartilhamentos de posts e divulgação da marca), ou um sistema de indicações que gera descontos a cada nova indicação e por aí vai... a sua criatividade é o limite!


Conclusão

Depois de saber a importância de investir no marketing digital do seu restaurante, espero que tenha entendido a maneira de aproveitar essa crise para alavancar o seu negócio. Os seus clientes estão em casa, mas suas necessidades e vontades não deixam de existir. A demanda sempre continua, basta você saber como se adaptar e se inserir nesse novo contexto e a internet está aí ao seu favor!


Se interessou pelo assunto? Entre em contato com a Jr. Eng! Nossos consultores especializados em Marketing digital estarão prontos para atendê-lo e te ajudar da melhor forma.


67 visualizações

Menu: 

Informações: 

Av. Dr. Ariberto Pereira da Cunha, 333 - Bloco 1 - Pedregulho, Guaratinguetá - SP, 12516-410

+55 (12) 3123-2249

© 2020 Jr. Eng Todos os direitos reservados