• Jr. Eng

Saiba como estipular um prazo para seu cliente

Estimativa PERT

Autores: Maria Júlia Soares e João Botaro


Com a alta variação de áreas de atuação no mercado, aquele que realiza o trabalho em um menor período de tempo, respeitando o tempo estipulado, é aquele que conquistará o cliente. Devido a essa volatilidade elaborar cronogramas precisos e concisos vem se tornando uma tarefa cada vez mais complexa que traz consigo uma grande responsabilidade por parte do encarregado do projeto e sua equipe.


Ao garantir que o projeto possua um cronograma bem definido é possível prevenir possíveis falhas no decorrer das etapas, reduzindo custos e otimizando recursos, sendo assim é possível identificar as incertezas do projeto.


Para solucionar esse problema, a estimativa PERT (Program Evaluation and Review Technique - Avaliação do Programa e Técnica de Revisão), criada em 1958 nos Estados Unidos pela NASA, é uma maneira estatística de se estimar o tempo de duração de um projeto no qual se teve pouco contato na empresa, ou até mesmo fora do portfólio, essa metodologia atua como base para a estruturação da carga horária de cada etapa do projeto, por meio de estatística básica, que normalmente atua junto a CPM (Critical Path Method - Método do Caminho Crítico).


O PERT é importante pois o cronograma é uma maneira do cliente se guiar no andamento do projeto, para que seja realizado com precisão, evitando manchar a imagem da empresa.


Caso não tenha ideia do tempo que o projeto irá demorar, ou quanto cada etapa vai exigir, com a estimativa PERT, define-se então uma estimativa otimista (O), uma pessimista (P) e uma mais provável (MP) para a duração das atividades. A combinação dessas três possibilidades é o grande diferencial do método PERT, pois ele pondera as incertezas e riscos envolvidos na atividade.


Como funciona?


Ao considerar as três possibilidades, a estimativa PERT pondera os riscos e incertezas de maneira que as estimativas otimistas e pessimistas se tornem quase improváveis de acontecer, mas influentes nos resultados finais.


Para isso vamos considerar:

  • Otimista: Cenário perfeito;

  • Pessimista: Pior cenário possível;

  • Mais Provável: Cenário cotidiano, com dificuldades e facilidades alternantes.

Para iniciar os cálculos, utiliza-se da fórmula PERT, que aplica um peso maior na estimativa mais provável, respeitando a curva normal de Gauss.

Após ter a estimativa em mãos, é necessário saber a margem na qual ela poderá variar, de maneira otimista (para menos) ou pessimista (para mais). Para fazer isso calculamos o desvio padrão da etapa, dado pela seguinte fórmula:

É válido lembrar que quanto maior o desvio padrão, mais incerta é a sua estimativa para a etapa ou projeto em que se está aplicando, ou seja, há uma maior variância.


Caso queira calcular o desvio padrão do projeto, é necessário encontrar a variância de cada etapa, somar e então encontrar o desvio padrão total do projeto.

Como por exemplo:


Imagine-se gestor de um projeto de website onde a EAP (Estrutura Analítica do Projeto) estruturada foi a seguinte:


  1. Colocar site no ar;

  2. Montar Página home;

  3. Montar Página contato.


As estimativas de horas mais prováveis, otimistas e pessimistas para cada etapa foram as seguintes:


  1. MP:4 / O:3 / P:5,5 (horas)

  2. MP:10 / O:8 / P:13 (horas)

  3. MP:6,5 / O:4,5 / P:8 (horas)


Assim a estimativa para cada etapa ficará:


  1. PERT = 4,08;

  2. PERT = 10,17;

  3. PERT = 6,42;


E então os respectivos desvios padrões para cada etapa serão:


  1. Desv.Pad = 0,42;

  2. Desv.Pad = 0,83;

  3. Desv.Pad = 0,58;


Já o desvio padrão do projeto como um todo será:


( (0,42²) + (0,83²) + (0,58²) )^½ = (1,202)^½ = 1,096


Portanto o projeto inteiro poderá variar 1,096 horas. Desta forma, com a duração de cada etapa estipulada é possível planejar e desenvolver um cronograma completo e preciso. Aumentando assim a assertividade e eficácia do projeto, o que traz melhores resultados e incontáveis benefícios para seu cliente e para seu negócio.


#cronograma #assertividade #otimização #tempo

Menu: 

Informações: 

Av. Dr. Ariberto Pereira da Cunha, 333 - Bloco 1 - Pedregulho, Guaratinguetá - SP, 12516-410

+55 (12) 3123-2249

© 2020 Jr. Eng Todos os direitos reservados