top of page
  • Pietro Reinoso

A Curva de Valor e seus impactos na sua empresa

Atualizado: 7 de mai. de 2020


Você já ouviu falar no termo “oceano vermelho”? Usamos esta simbologia para nos referirmos a situação em que existem diversas empresas com um portfólio extremamente igual, onde basicamente “sobreviverá” a empresa que tiver mais capital para bancar esta disputa por clientes.

E foi justamente com a ideia de sair do oceano vermelho, que Kim Mauborgne, em seu livro “A estratégia do oceano azul” traz uma teoria para gerar valor ao seu cliente, de maneira que você crie um “oceano azul”, ou seja, ofereça algo para o seu cliente, que seja único.

Basicamente a ideia é criar um gráfico em que você compara o seu negócio com as outras empresas, dando notas para diferentes categorias, como por exemplo, preço, atendimento ao cliente, velocidade de entrega e etc., adaptando, é claro, para o setor em que seu negócio está inserido.


O livro traz como um excelente exemplo de sucesso, o Cirque Du Soleil, onde, mudando completamente a visão que as pessoas tinham sobre circos, fez uma mistura do circo tradicional, com um espetáculo de danças e acrobacias. Criando esta estratégia, o Cirque Du Soleil, acabou criando um segmento específicos de clientes, até então inéditos, agregando valor de uma forma única para aqueles que presenciam seus shows.

Contudo, é válido ressaltar que um erro comum é querer manter todas as categorias em um nível elevado, o que pode acabar prejudicando seu negócio, uma vez que tendo muitas categorias que se destacam perante os concorrentes, não há uma geração de valor tão grande para o cliente. E você, qual o seu diferencial e qual valor você está gerando para o seu cliente?


E ai, curtiu? Confira nossos artigos relacionados!

Fonte: A estratégia do oceano azul – Kim Mauborgne

370 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page