top of page
  • Lucas Godoy Quezada

Entenda mais sobre Lean Six Sigma: A metodologia essencial para qualquer empresa

Atualizado: 7 de mai. de 2020


Pois bem, Lean Six Sigma é uma metodologia, muito comum de ser escutada por estudantes universitários ou até mesmo por aqueles que estão inseridos no mercado de trabalho, mas que muitas vezes não sabem exatamente sua função.

Essa metodologia é a união de dois outros métodos, o Lean Manufacturing e o Six Sigma, os quais vamos entender ao certo o que é cada uma delas no decorrer deste artigo.

Lean Manufacturing

Originado no Japão pela Toyota, o Lean se baseia na análise do fluxo das operações para tornar os processos de manufatura enxutos, tendo como foco a eliminação de todos os desperdícios da cadeia de valor da empresa.

Objetivos: -Otimizar e padronizar processos -Manter níveis mínimos de estoques -Eliminar desperdícios e etapas que não agregam valor para o cliente

Six Sigma O Six Sigma (Seis Sigma) foi desenvolvida por Bill Smith na Motorola em 1987 e impulsionada por Jack Welch na GE, em 1995. Essa ferramenta pode ser definida como um conjunto de práticas desenvolvidas para maximizar o desempenho dos processos da empresa, eliminando defeitos e as não conformidades de acordo com as especificações de fábrica.

Objetivos: -Redução dos custos organizacionais -Aumento significativo da qualidade e produtividade -Maior envolvimento das equipes de trabalho -Reduzir variabilidade dos processos


Lean Six Sigma

Por fim, como dito anteriormente, o Lean Six Sigma é a união dessas duas metodologias afim de desenvolver na organização uma cultura de melhoria contínua, visando a total satisfação dos clientes, utilizando como base o raciocínio lógico e ferramentas de análise de dados para tomada de decisão. Principais aplicações: -Redução do tempo de atendimento, de entrega ou da execução de serviços. -Melhoria do fluxo e deslocamento de: pessoas, produtos, máquinas, documentos... -Eliminação do excesso de: materiais, etapas, estocagens. -Estabilização de processos com: padronização, previsibilidade e controles Logo, é imprescindível que as empresas tenham funcionários capacitados nessas metodologias, aplicando toda a teoria na prática e alavancando os resultados da organização.

Gostou do conteúdo? Confira nossos artigos relacionados!

137 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page