• Jr. Eng

Como UX e UI podem melhorar seu site!!

Autor: Fernando Zagatto Penha

É prazeroso quando temos alguma necessidade ou desejo, por exemplo quando estamos a procura de algo (seja pesquisando informações, produtos ou consultoria) e nos deparamos com uma tela no computador que é clara, limpa, intuitiva, né?

E é justamente para isso que os conceitos de interface de usuário (UI) e experiência do usuário(UX), servem: tornar a experiência do usuário (para este caso um possível cliente da sua empresa vindo através de prospecção passiva) agradável tanto em termos visuais quanto em termos práticos, ou seja: bonito e intuitivo, de fácil uso!

Procurarei mostrar os motivos pelos quais o UI e UX são muito importantes (ainda mais atualmente) e como você pode usar a seu favor!

Como explicamos no nosso artigo sobre experiência do consumidor: “garantir uma boa experiência aos clientes é uma das coisas mais importantes que as empresas podem fazer”. Portanto, do mesmo jeito que quando nos deparamos com um site que nos parece feio e/ou dificil de usar, tendemos a sair dele o mais rápido possível, e quando usamos páginas que logo à primeira vista nos agradam e são intuitivos, tendemos a ficar nele, logo os clientes farão o mesmo ao visitar o sua e é aí que estes conceitos entram em ação.

Em adição, como foi mencionado acima: a importância do UX e UI tem crescido e simultaneamente a divulgação e comércio virtual tem ganho muito destaque (tema abordado no artigo sobre e-commerce). Com isso o desenvolvimento de sites e aplicativos para comércios tem crescido e, ao mesmo tempo, a importância de se utilizar de forma adequada os conceitos de UX e UI, que no final se mostrarão como aqueles que irão tender ao sucesso! Com isso, fica a nós uma pergunta: “O que distingue o site que contratei para ser desenvolvido, em termos práticos, dos outros, das interfaces grandiosas e famosas plataformas que uso no meu cotidiano?“ Dentre vários fatores, os mais influentes para a resposta desta pergunta são o UI e UX! Quando estes conceitos são aplicados por profissionais experientes, de forma inteligente e com validações periódicas, obtemos páginas da web e interfaces de fácil uso, agradáveis, no qual o usuário é direcionado aos lugares certos, os pontos que precisam ser realçados realmente tem destaque, como bônus o usuário passará mais tempo no seu site e isso melhora o SEO que, por fim, todas estas características auxiliarão no crescimento do seu negócio!

E, tendo feito esta menção: um fator que pode auxiliar tanto na sustentabilidade quanto no crescimento do seu negócio é adaptar, inovar, fazer pesquisas de satisfação/melhorias com usuários constantemente e, também, a importância de se utilizar métodos de gestão ágeis (errar rápido-consertar rápido), que são a base de um e-commerce que proporciona uma boa experiência ao usuário.

Utilizar o UX e UI em seu site é muito semelhante a elaborar apresentações boas e informativas: não são aquelas que nos trazem mais informações ou que tem mais conteúdo em um slide pois isso facilmente se torna poluição visual, mas sim aquelas que são autoexplicativas, agradáveis de se ver e breves, o que é muito semelhante ao que é necessário para um site bonito e útil.

Os melhores exemplos para reforçar esta ideia são os de grandes empresas que dominam o espaço virtual de hoje, como o Google, Spotify, Facebook, Whatsapp e Youtube, você poderá ver que em todos eles há algumas coisas em comum: - Não somos afogados com informações, textos e imagens; - Somos capazes de fazer aquilo que desejamos, de forma fácil, nestes aplicativos (pesquisar, adicionar, remover, visualizar). - Tudo que é preciso ser visto, é visto; - Passamos vários minutos, se não horas, utilizando os mesmos.

Para isso, é necessário a aplicação da Hierarquia Visual, Espaço em Branco, Alinhamento, Legibilidade, Cores e outros conceitos para garantir o máximo de coerência e conforto estético para os usuários, ao mesmo tempo que haja um pensamento estratégico, de modo a entender as necessidades e a experiência do usuário, garantindo assim a intuitividade e praticidade para sua plataforma de informação. Portanto, quando for contratar o desenvolvimento de um site, aplicativo ou qualquer produto que será utilizado por pessoas, procure saber se as pessoas que concretizarão este projeto entendem destes conceitos estéticos e sobre a experiência do usuário visto que, conforme explicado, serão chave para o crescimento e sustentabilidade da sua empresa!

Agora você entende, de forma mais incisiva, como saber que um site tenderá a obter sucesso com estratégias e conceitos definidos e distinguir daqueles que foram simplesmente “desenvolvidos”, criados sem estratégia definida para divulgação e muito menos em termos de usabilidade. Sabe também que uma boa estruturação, pensada e desenvolvida auxiliará na conversão de visitantes, que se sentirão confortáveis ao utilizar seu site e, consequentemente, maior crescimento do seu negócio.

Ainda não tem um site? Suas conversões estão baixas? Acha que seu site pode melhorar em termos de intuitividade e estética? Venha conversar com nós da Jr. Eng!


#UXUI #ecommerce #negócios #Experiencia

30 visualizações

Menu: 

Informações: 

Av. Dr. Ariberto Pereira da Cunha, 333 - Bloco 1 - Pedregulho, Guaratinguetá - SP, 12516-410

+55 (12) 3123-2249

© 2020 Jr. Eng Todos os direitos reservados